terça-feira, 9 de julho de 2013

COMO FAZER O XALE EM CAMADAS MULTICOLORIDAS (GRAY SCALES) em TRICÔ

ou Veja este documento no link:
https://docs.google.com/document/d/1xuno84N54hknHOx-3Phi15IajFZa7fJN9Yx-7MMTW1A/edit?usp=sharing

Imagem da revista knitters 107

LEIA O TUDO antes de iniciar o trabalho.
(ROLE A PAGINA PARA VER AS IMAGENS DO TUTORIAL)

FAÇA UMA MINIATURA DO XALE
Imagem: amostra-miniatura do xale com 84 pontos (6 conchas na fileira ou camada 1). Cada fileira (camada) feita em cor diferente

Antes de fazer o xale com os 280 pontos faça uma mini xale:
Monte 84 pontos na agulha circular de 4mm (com o fio e a agulha que irá usar para o xale) e execute a receita [6 conchas na 1ª fileira], meça a tensão do ponto e aprenda a fazer o ponto tricô em reverso (isto é de trás para frente) ver vídeo:

SOBRE O PONTO TRICÔ REVERSO (ou ponto tricô  de trás para frente ou ponto tricô ao contrário): Facilita o trabalho. Não precisa  ficar virando e desvirando a peça.
Evite  embaraços (no duplo sentido) e aprenda mais uma técnica.

SOBRE O FIO QUE DÁ O EFEITO MULTICOLORIDO (da revista)                                                                                              Imagem: fio multicolorido com longas “mechas” tingidas em cores diferentes.

O fio usado na execução da peça da revista é um fio multicolor (longas mechas tingidas com cores diferentes), 100% acrílico de espessura média.
É o fio usado na execução que dá  a coloração variada na peça sem precisar ficar mudando a cor do mesmo.
Você pode fazer o seu xale com fio mesclado, pode mudar a cor do fio (inserindo novo fio de outra cor) no final de cada camada (ou fileira) ou como desejar.

Material usado na receita da revista: agulha circular 4mm de 60cm.
(OBS IMPORTANTE: USE AGULHA CIRCULAR DE CABO PEQUENO. EVITE SOFRIMENTOS DESNECESSÁRIOS)

- Aproximadamente 540m  do fio Unforgettable Echo cor# da Red Heart
- Tensão do ponto 18 pontos x 28 carreiras = 10x10cm

_ O xale começa pela parte mais larga (Ombros) e vai diminuindo até sobrar apenas uma "concha"

São 20 fileiras (ou camadas) de conchas, diminuindo-se uma concha a cada fileira (ou camada).
Cada concha é tecida em ponto meia no direito e no avesso sobre 14 pontos, em carreiras interrompidas de acordo com a receita da concha.
Imagem: gráfico da concha sobre os 14 pontos.

RECEITA DA CONCHA (DESCRIÇÃO) se preferir, siga o gráfico da concha

1 psf= 1 ponto sem fazer em tricô, com a linha no avesso do trabalho.
"conchas" (Scallops) - Sobre 14 pontos
1- 14m, vire
2- 1psf, 13m, vire
3- 1psf, 12m, vire
4- 1psf, 11m, vire
5- 1psf, 10m, vire
6- 1psf, 9m, vire
7- 1psf, 8m, vire
8- 1psf, 7m, vire
9- 1psf, 6m, vire
10- 1psf, 5m, vire
11- 1psf, 4m, vire
12- 1PSF, 3m, vire
13- 1psf, 2m, vire
14- 1psf, 1m, vire
15- 1psf, 7m, NÃO VIRE O TRABALHO, comece a próxima "concha", ou encerre a fileira.

Xale: Montar 280 pontos na agulha circular 4mm de 60 cm (evite usar agulha com o cabo muito grande)

- Fazer uma carreira em ponto meia (280 meia)

- Direito do xale: Fileira 1- Trabalhar 20 conchas (cada concha é trabalhada sobre 14 pontos, veja a receita acima).

- Avesso do xale: Fileira 2: Vire o trabalho. ARREMATE 7 pontos, 13 pontos em meia (14 pontos na agulha direita), vire. Complete a receita da concha, da carreira 2 à

15ª sobre este 14 pontos. Começando da carreira 1 à 15ª, trabalhe mais 18 conchas, fazer 7 pontos em meia (para terminar a fileira de conchas) - total de 19 conchas na

2ª fileira.

- Direito do xale: Fileira 3: Vire o trabalho. Arremate 14 pontos, 13 pontos em meia (14 pontos na agulha direita), vire. complete a concha da 2-15ª carreira sobre os

14 pontos. Começando com a carreira 1 da concha, trabalhe mais 17 conchas. faça os últimos 7 pontos em meia (para terminar a fileira)e, em seguida levante e tricote em

tricô 1 ponto no último ponto arrematado da fileira 2 (total de 18 conchas).

-Avesso do xale: Fileira 4: Vire o trabalho. Arremate 15 pontos. 13 pontos em meia (14 pontos na agulha direita), vire. complete com as carreiras de 2-15 da concha

sobre estes 14 pontos. Começando com a carreira 1 da concha, trabalhe as conchas até restarem 7 pontos na agulha esquerda. 7 pontos em meia (para terminar a fileira),

em segida levante um ponto tricotando-o em tricô no último ponto arrematado da fileira anterior.

Fileiras de 5-20: Trabalhe igual à fileira 4, diminuindo 1 concha em cada fileira.
Sobram 22 pontos no final da fileira 20 (ie: após concluir a última concha, ficam 22 pontos na agulha).
Vire o trabalho e arremate 15 pontos, faça ponto meia até o final da fileira (ie: nos pontos restantes), levante 1 ponto da fileira 19 tricotando-o em tricô.
vire o trabalho e arremate os pontos restantes.

TUTORIAL (xale miniatura- amostra )
Abaixo imagens feitas com fio de cor única para melhor visualização.
USE AGULHA CIRCULAR COM CABO DE TAMANHO PEQUENO.
As  agulhas retas foram usadas nas imagens abaixo apenas para melhor visualização.

Montar 84 pontos e fazer uma carreira em ponto meia: 84m

Após fazer uma carreira em meia, vire e comece a 1ª concha sobre os 14 pontos. (14m, vire e siga as instruções da receita da concha).

Imagem: 1ª concha completa (o marcador removível usado  apenas como orientação: o ponto marcado será o primeiro ponto da próxima concha).

Imagem: 2ª concha completa. Terminada a 2ª, passe para a próxima concha até completar a fileira (camada de conchas)

.  

Imagem: 1ª fileira de conchas completa. (na imagem acima são apenas 5 porque montei apenas 70 pontos, mas,  faça a sua com 6 ou mais ). vire o trabalho e comece a 2ª fileira de conchas...

Seguindo as instruções para a 2ª fileira, arremate 7 pontos...
e faça os próximos 13 pontos em meia (ficam 14 pontos para começar a concha), siga a receita da concha, normalmente.

Ao final da fileira 2 (já completa), ficam 7 pontos na agulha esquerda, faça estes 7 pontos em meia e vire o trabalho.
Continue seguindo as instruçoes do xale, faça a fileira 3, a fileira 4, da fileira 5-20 todas as fileiras serão executada como a 4ª.
Até aqui creio que já foi possível compreender o processo de execução.
Veja abaixo a finalização:

Adicionar legenda

Qualquer dúvida, elogios e etc, faça o seu comentário.

15 comentários:

  1. Lindo...lindo...lindo...

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pelo lindo trabalho.
    Vou tentar fazer.. Se precisar de ajuda..
    Se precisar de ajuda, posso contar contigo?
    Um grande abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia,
      Sinta-se à vontade para me escrever sempre que achar necessário.
      uniami.luciaramos@gmail.com

      Abraços,

      Lúcia

      Excluir
  3. Que lindo amiga, parabéns ! Coloquei uma foto no meu blog, direcionando para visitar o seu blog e ver todas as explicações. De não gostar, me avise e eu retiro imediatamente, sem problemas, tá?
    bj. e parabéns de novo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vovo Baisa,

      É um prazer ver meus esforços divulgados. Pode manter o link sim.

      Abraços,

      Lúcia

      Excluir
  4. Que bom ter encontrado esta receita em português! Estava a preparar-me para a traduzir, mas eis que você ofereceu tudo prontinho! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Este xaile é muito lindo. Obrigada por partilhar o ponto em português. Tentarei fazer logo que tenha um tempinho.bj

    ResponderExcluir
  6. MARAVILHOSO !!!! MUITO OBRIGADO!!! VOU TENTAR!

    ResponderExcluir
  7. Amei ter encontrado essa receita salvei as fotos mas perdi deu tilt no meu iPhone muito muito obrigada pena não ter como salvar no Messenger pelo menos lá não se perde nada !

    ResponderExcluir
  8. Parabens por nos oferecer um trabalho tao lindo!!! suas maos sao divinas...beijocas Dirce Miranda

    ResponderExcluir
  9. Lindo trabalho.! Estou fazendo o pequeno e está dando certos com suas explicações!

    ResponderExcluir
  10. Muchas gracias por compartir...genial!!!!!