domingo, 5 de setembro de 2010

EQF_SAROYAN (SCARF EM TRICÔ)

SAROYAN (SCARF)

O SCARF é confeccionado em  peça única. Começando com as4 carreiras iniciais, em seguida a
Sessão de Aumentos,depois a Sessão "straight", a Sessão de Diminuições e 4 carreiras finais.
A instruções entre [ parênteses ] indicam a formação da Folha.

ABREVIATURAS:
dm= deslize o marcador,  m= ponto meia,  t= ponto tricô,  ag= agulha, 2 jm= 2 pontos juntos em meia, 2 jt= 2 pontos juntos em tricô:

M1L= (1 aumento à esquerda) = Com a ag da mão esquerda levantar o fio (barra horizontal que fica entre o ponto feito e o prox ponto] pegando-o de trás para frente, e tricotá-lo em ponto meia.(ponto meia normal pegando pela frente).

1mFT= tricotar o ponto em meia, e, sem retirá-lo da agulha, tricotá-lo em meia pegando a alça
de trás do ponto ( isto é: 1 meia pela frente e 1 meia por trás do mesmo ponto= 1 aumento)

SSK= ( 1 diminuição)= Passe os prox 2 pontos (em meia) para a ag direita- 1 de cada vez- inserir a ag esquerda pegando estes 2 pontos pela frente e tricotá-los juntos em meia ( MATE SIMPLES).

Como EU fiz o "  2 jt, arrematar 3 pontos" ( no início da carreira 14 da sessão de Amentos)- comecei fazendo os 2 jt, 1 t no prox p, passei o primeiro ponto sobre o 2º . (1 t, no prox ponto, passei o 1º pelo 2º ) 2 vezes completando assim o arremate dos 3 pontos.

Slk2p= Passe o prox ponto sem fazer para a ag direita, tricote os prox 2 pontos juntos em meia, passe o ponto que tirou sem fazer sobre o último p feito ( MATE DUPLO).

_SE QUISER AUMENTAR O TAMANHO da peça repetir mais vezes cada sessão lembrando-se de que os aumento das repetições deve ser proporcional.

         INSTRUÇÕES:
Na ag 6 mm montar 11 pontos:
1-  4 m, coloque  marcador, 1 m, coloque marcador, 6 m.
2 , 3 e  4- Toda em ponto meia.

Trabalhe a SESSÃO DE AUMENTOS ( 6 vezes )
Trabalhe a SESSÃO STRAIGHT (CENTRAL) (10 vezes )
Trabalhe a SESSÃO DE DIMINUIÇÕES ( 6 vezes )
finalize

   SESSÃO DE AUMENTOS:
 - Cada repetição formará 1 folha completa , 6 folhas para esta sessão,(rep de 1 à 14 SEIS vezes
para obter seis folhas)

1-  4 m, dm, m até o marcador, M1L, dm, [ 3 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 2 m ]
2-  [6 t, 1mFT, 1 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
3-  4 m, dm, m até o marcador, dm, [ 2m, 1 t, 2 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 3 m].
4-  [ 8 t, 1mFT, 2 m], dm, t até o marcador, dm,  4 m.
5-  4m, dm, m até o marcador, M1L, dm, [ 2 m, 2 t, 3 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 4 m].
6-  [10 t, 1mFT, 3m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
7-  4m, dm, m até o marcador, M1L, dm, [ 2 m, 3 t, SSK, 5m, 2 jm, 1 m ].
8-  [ 8 t, 1mFT, 1 t, 3 m ], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
9-  4m, dm, m até o marcador, M1L, dm, [ 2m, 1 t, 1 m, 2 t, SSK, 3m, 2 jm, 1 m].
10- [ 6 m, 1mFT, 1 m, 1 t, 3 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
11- 4 m, dm, m até o marcador, dm, [ 2m, 1 t, 1 m, 3 t, SSK, 1 m, 2 jm, 1 m ].
12- [ 4 t, 1 mFT, 2m, 1 t, 3 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
13- 4m, dm, m até o marcador, 1M1L, dm, [ 2 m, 1 t, 1 m, 4 t, SlK2p, 1 m].
14- [ 2 jt, arrematar 3 p, 1 m, 1 t, 3 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.

Repetir as carreiras de 1 à 14  por 6 vezes (ou até o tamanho desejado ). Em seguida continue
o trabalho mudando para a Sessão Straight (Central).

             SESSÃO "STRAIGHT" (SESSÃO CENTRAL):
A cada repetição (de 1-14) você obterá 1 folha completa (serão 10 folhas)

1-   4m, dm, m até o marcador, dm, [ 3m, 1 laç, 1 m, 1laç, 2 m ].
2-   [ 6 t, 1mFT, 1 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
3-   4m, dm, m até o marcador, dm, [ 2 m, 1 t, 2 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 3 m ].
4-   [ 8t, 1mFT, 2 m ], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
5-   4 m, dm, m até o marcador, dm, [ 2 m, 2 t, 3 m, 1 laç, 1 m , 1 laç, 4 m].
6-   [ 10 t, 1 mFT, 3 m ], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
7-   4m, dm, m até o marcador, dm, [ 2m, 3 t, SSK, 5 m, 2 jm, 1 m ]
8-   [ 8 t, 1 mFT, 1 t, 3 m ], dm, t até o marcador, 4 m.
9-   4m, dm, m até o marcador, dm, [ 2m, 1 t, 1 m, 2 t, SSK, 3 m, 2 jm, 1 m ].
10- [ 6 t, 1 mFT, 1 m, 1 t, 3 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
11- 4 m, dm, m até o marcador, dm, [ 2 m, 1 t, 1 m, 3 t, SSK, 1 m, 2 jm, 1 m].
12- [ 4 t, 1mFT, 2m, 1 t, 3 m ], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
13- 4m, dm, m até o marcador, dm, [ 2 m, 1 t, 1 m, 4 t, SlK2p, 1 m].
14- [ 2 jt, arrematar 3 pontos, 1 m, 1 t, 3 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.

 Repetir as carreiras de 1 à 14 (10 vezes ) ou:
a) Até o tamanho desejado.
b) Até obter 10 folhas nesta Sessão (central) + as 6 da Sessão de aumentos, até aqui
ficarão 16  folhas no total.
c) Até ter utilizado 50% (metade) do fio disponível para tecer a peça.

Em seguida continue o trabalho mudando para a Sessão de Diminuições e a finalização da peça.

      SESSÃO DE DIMINUIÇÕES:
A cada repetição obtem-se 1 folha. Serão seis folhas nesta sessão.
Atenção para as instruções finais.

1-   4 m, dm, m até os 3 pontos antes do marcador, 2 jm, 1 m, dm, [ 3 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 2 m ].
2-   [ 6 t, 1 mFT, 1 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
3-   4 m, dm, m até o marcador, dm, [ 2 m, 1 t, 2 m, 1 laç, 1 m, 1 laç, 3 m].
4-   [ 8 t, 1mFT, 2 m ], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
5-   4 m, dm, m até os 3 pontos antes do marcador, 2 jm, 1 m, dem, [ 2 m, 2 t, 3 m, 1 laç, 1 m,
      1 laç, 4 m].
6-   [ 10 t, 1mFT, 3 m], dm, t até o marxador, 4 m.
7-   4 m, dm, m até os 3 pontos antes do macador, 2 jm, 1 m, dm,[ 2m, 3 t, SSK, 5 m, 2 jm, 1 m]
8-   [ 8 t, 1mFT, 1 t, 3 m ], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
9-   4 m, dm, m até os 3 pontos antes do marcador, 2 jm, 1 m, dm, [2 m, 1 t, 1 m, 2 t, SSK, 3 m,
       2 jm, 1 m].
10- [6 t, 1mFT, 1 m, 1 t, 3 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
11- 4 m, dm, m até o marcador, dm, [ 2 m, 1 t, 1 m, 3 t, SSK, 1 m, 2 jm, 1 m ].
12- [ 4t, 1mFT, 2m, 1 t, 3 m ], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
13- 4 m, dm, m até os 3 pontos antes do marcador, 2 jm, 1 m, dm, [ 2 m, 1 t, 1 m, 4 t, SlK2p,
       1 m].
14- [ 2 t, arremate 3 pontos, 1 m, 1 t, 3 m], dm, t até o marcador, dm, 4 m.
Rep carr 1 à 14 (6 vezes) ou o mesmo número de vezes da Sesão de Aumentos.
ATENÇÃO: Na última repetição EXECUTE as carreiras 13 e 14 da seguinte maneira:

13- 4 m, dm, 2 jm, dm, , [ 2 m, 1 t, 1 m, 4 t, SlK2p, 1 m]
14- [2 jt, arremate 3 pontos, 1 m, 1 t, 3 m], remova o marcador, 1 t, remova o marcador, 4 m.

Sobrarão 11 pontos na agulha, finalize assim: 4 carreiras em meia.
Arremate todos os pontos. Bloque a peça e ADMIRE-A.

Este Scarf é uma criação de Liz Abinante ( www.feministy.com  Lá você econtra a receita original

 em inglês. Tem também  tradução para o Português)
 Esta Tradução com algumas explicações adicionais  foi feita por
UNIAMI LUCIA RAMOS/ SETEMBRO-2010

Infelizmente o *&S% deste blog corta o texto e TOH perdendo a paciência.
Qualquer dúvida é só perguntar e coloco 1  link para baixar a minha tradução.
VISH......

7 comentários:

  1. Bom Dia Lucia!

    Viemos avisar que já publicamos a notícia do seu reencontro com a Lusia no Blog e no site.

    Bjs e um ótimo início de semana amiga!

    Abs. Juliana
    Equipe Aprendendo Crochê

    ResponderExcluir
  2. Eis que uma bela manhã de quinta-feira,eu acordo com esse presentão.
    Obrigada querida,obrigada,obrigada e obrigada.
    Eu ate iniciei o meu,agora estava para ver como fica a parte sem aumento.
    Depois que terminar vou postar e aviso.
    Na verdade eu vim pegar a receita do gorro para meu filhote,acabei sendo surpreendida.
    Mil beijosssss!!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa adorei...confesso q ja peguei o esquema em outros blogs mas não entendi nada, o pior e q ja faço trico a anos...mto obrigada, a tua explicação e nos mínimos detalhes, agora vou poder tricotar. bjs e abraços mais uma vez, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei o PAP, muito bem explicado.
    Gosto muito do modelo e quando acabar os 2 xailes que tenho em mãos vou tentar fazer.
    Obrigada pela partilha
    Beijinhos
    Helena

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Passeando pela net, encontrei seu blog e amei!!! Encontrei o que estava procurando que é esta receita se saroyan!!! Faz tempo que quero fazer mas como as receitas que havia encontrado era em inglês, deixei de lado e agora achei!!! Muito obrigado!!!! Já comecei ontem e estou na metade. Logo vou postar as fotos no meu blog, Passa lá para ver!! Beijos e um ótimo dia para você!!! Luciane www.maniasdalu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ola td bem me perdoe mas tomoa libetdade de pedir a tradução do xsle double soroyan ele é com folhas dos dois lados. Umapequena informacao já me ajudaria pois graças a vc fiz o xale com folhss do lada esquerdo acho que não é dificilmas enpaco na 19 carr não entendo mais nada poderiame ajudar obrigada deus te abencoe abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Lúcia,

      aumD= aumento inclinado para a direita (m1r)
      m= ponto meia (K)
      M= marcador = coloque um marcador (pm)
      laç = laçada

      A carreira 19 ainda é da fase preparatória (set up row)

      começa com: 2m, 1aumD, 1m, M, 3m, 1laç, 1m, 1laç, 2m
      Left Leaf 1 = carreira 1 da folha esquerda neste caso a folha da carreira preparatória que será trabalhada apenas no início do xale. Siga o gráfico:Left Leaf - Set-up Only
      carr 20 siga a carreira 2 da folha esquerda carreira 2 e assim por diante, depois da fase preparatória é que começa o corpo do Scarf.
      Mais dúvidas me manda um e-mail que fica mais fácil.
      uniami.luciaramos@gmail.com